Office in a Small City por Edward Hopper

En-Heduana

A primeira mulher da ciência

En-Heduana

(Acádia, na Suméria, atual Iraque, 2285 a.C. – 2250 a.C.)

Filósofa também dedicada às ciências, a primeira mulher a assumir o cargo de alta sacerdotisa, o que no contexto de sua civilização significava um título de poder e de sabedoria. Filha de Sargão, rei acadiano que havia conquistado as cidades-estado da Suméria e iniciado uma dinastia, En-Heduana é a mais antiga autora da literatura conhecida pelo nome, mencionada em um disco de alabastro atualmente conservado no Museu da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos. Como sacerdotisa, ela tinha o poder de administrar atividades envolvendo as artes, a agricultura e o comércio, além de ensinar ciências e outras matérias relacionadas ao conhecimento em geral, particularmente Matemática e Astronomia. Foi a primeira pessoa, até onde se sabe, que tentou compreender o movimento dos planetas rochosos. Compôs mais de quarenta hinos (que eram poemas narrativos referentes a templos de diversas cidades do império), vistos como a primeira tentativa sistemática de se organizar uma teologia. Referências a En-Heduana mostram-na como possuidora de grande erudição e conhecimento. Seus textos tratam de si mesma, mas falam também de religião e de política, que em seu tempo eram áreas diretamente interligadas. Em um desses poemas, ela descreve seu pai e as grandes cidades governadas por ele, conquistadas da civilização suméria, a mais antiga do mundo.

As provas arqueológicas que revelam En-Heduana foram descobertas pelo britânico Leonard Woolley em1925, em escavações no Iraque.

• Na segunda edição da série televisiva Cosmos, En-Heduana é citada como a primeira pessoa de cujos trabalhos se conhecem a autoria – melhor dizendo, a primeira autora conhecida de toda a história humana.

Sargão foi o primeiro imperador a organizar um exército e promover a expansão de seu reino ao conquistar cidades das regiões vizinhas, com isso inaugurando o que podemos identificar, sob nosso critério atual, como as primeiras guerras da história.

Os sumérios foram os criadores da escrita, e a tudo que sucedeu antes dessa novidade chamamos Pré-História. Eles também dividiram o ano em doze meses, inventaram a matemática, a roda e a cerveja.

.

Conheça mais nomes da Antiguidade: Hipácia, o último esplendor de Alexandria

Imhotep, o mais antigo cientista conhecido

Leia mais sobre os sumérios: P. S.: Post scritptum (Pós-escrita)

Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado. O relevo mostra En-Heduana, vista pelos acadianos como uma pessoa sagrada.)

por

Publicado em

Comentários

Uma resposta para “En-Heduana”

  1. Avatar de Weiner

    Vivendo e aprendendo, muito obrigado Professor Perce por clarear as sombras da ignorância que permeia a nossa vida. Um abração.

Comentar